Se pensam que todos os dias têm 24 horas, estão enganados. Se um dia é o tempo que demora à terra, a ter o sol precisamente no mesmo meridiano, então devem saber o seguinte:
A velocidade da terra não é constante ao longo do ano, sendo mais veloz quanto mais perto estiver do Sol.
Não sei se sabem, mas o dia sideral (relativo a estrelas distantes) demora 23 h 56 m 04 s. O dia solar demora mais um pouco, pois como a Terra viajou na sua órbita, após uma revolução exacta (sideral), deixou o Sol um pouco mais para trás. Os quase 4 minutos seguintes servem para compensar este efeito e ter a nossa estrela no mesmo meridiano. Então, se a translação faz variar a duração do dia, a sua velocidade também fará (no máximo, cerca de 7,9 s). Mas esta pequena diferença é acumulada diariamente até a Terra desacelerar e acertar o ritmo.
Um segundo efeito tem a ver com o facto de a Terra girar sobre um eixo que faz 23,5 graus de inclinação com o plano da sua órbita.
Tudo somado, temos que o Sol raramente está onde o nosso relógio diz que deveria estar. Afinal este marca períodos exactos de 24 horas, mas o Sol e Terra sabem melhor. Fizeram os dias assim !
Se fotografarmos o Sol, todos os dias à mesma hora (média), podemos ver a curva que este faz ao longo do ano. O analema.
Já agora também ficam a saber que o Verão (hemisfério Norte) é maior do que o Inverno, em três dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário