Em Bombaím subsiste uma actividade centenária. A entrega de almoços caseiros (mesmo) a partir das periferias da cidade para os locais de trabalho do centro. As "dabbas" são as marmitas que dão nome aos seus transportadores, os "dabawalas". Recolhidas nas casas de cada utente, as "dabbas" contêm almoços confeccionados pela família e entregues ao destinatário através de um sistema de estafetas a pé, em bicicleta ou de comboio. Cerca de 5000 "dabawalas" constituem o sistema.
Ao fim do dia, quendo o trabalhador chega a casa, a sua marmita já lá chegou. Um simples código nas suas tampas identifica o destino. Apenas uma em 16 milhões de entregas é errada (esta não é a minha chamuça !). Este fenómeno é tão mais estranho quanto não se repete em mais nenhuma cidade da Índia. Nos tempos do Império, os Ingleses preferiam a comida entregue directamente de casa.
Agora vou parar de escrever este "post", as minhas iscas de bacalhau já chegaram. Ainda estão quentinhas !
2 comentários:
Caro Sith Lord
Este post estava mesmo a pedi-las... A minha estreia, quero eu dizer, nestas coisas dos comentários.
Mas então é assim: sei, de fonte fidedigna e fresquinha, que os actores de Bollywood são fiéis e assíduos clientes dos dabawalas! A julgar por aquilo que vemos nos filmes bollyodescos, a comida deve azedar pelo caminho. Numa próxima ida a Mumbai, mais vale acautelar e ir mesmo às barraquinhas que proliferam pelas ruas. AS consequências desta opção? Nada que não se resolva com a medicação normal e aconselhável, e de forma privada e rápida.
A Índia é sem dúvida uma arca cheia de pérolas como esta.
ये आपकी सेहत के लिय!
Obrigado pelo comentário.
Realmente a Índia deve ter muitos segredos. Basta dizer que os nossos números ditos Árabes, são realmente da Índia. A comida não me tenta, mas pode ser que haja dabawalas intercontinentais.
Enviar um comentário