O Bruno Aleixo

O “Bruno Aleixo” pode ser o passo seguinte do humor. Para lá do nonsense, as suas frases são descontrucções das nossas conversas diárias (aquele esforço que fazemos em dizer algo que nos alimente certezas). Bairrista (Coimbra), egoísta e rezingão. Com um aspecto entre um cão e um ewok (ser da mitologia da guerra das estrelas) conversa com o seu amigo, o busto (literalmente um busto em pedra), numa atmosfera de separadores televisivos de estilo retro. A voz, de um característico Beirão, semi-rural, demonstra o resto da estranheza deste programa. Esperemos que a sua aparição na Antena 3 não desfaça o mito. Como ele costuma dizer: “em duas palavras: Bru-tal”!

Salut !

Não tenho especial paixão pelos Franceses, seja pela língua caramelizada, o seu chauvinismo ou mesmo as sucessivas eliminações da selecção Portuguesa em fases finais por golos de penalti gauleses.
Já no plano da história das sociedades humanas, coleccionei alguns momentos únicos a cargo dos tricolores: A revolução Francesa iniciou a sociedade moderna e o Estado-social como o conhecemos. Uma modernice em 1789. O Maio de 68, numa época de alguma prosperidade, foi praticamente uma revolta filosófica contra o sistema. Em Julho, no âmbito da crise actual, trabalhadores da Michelin mantiveram presos durante várias horas, responsáveis da empresa, para além de destruirem partes de um edíficio administrativo da fábrica. Esta semana a bolsa de Paris foi invadida por manifestantes.
Não sei se os Franceses bebem da poção mágica, mas por Toutatis, lá que são loucos, são. Salut !
P.S. - Malta que paga salários de 500 € a trabalhadores qualificados: eu avisei.

Desportos estúpidos - I

Com raquetas podem-se jogar alguns desportos como o ténis, ténis de mesa ou mesmo badmínton. Todos estes desportos apresentam uma componente competitiva interessante.
Na praia não há uma superfície plana, não há marcações e há vento. Inventar um desporto de raquetas nestas condições só podia dar no que deu. Em vez de competição, ambos os jogadores contribuem para que uma bola pesada (para se opor ao vento) ressalte directamente entre estas extremidades desajeitadas. Joguem à bola...

Get it, brother !

Não. As setas na imagem acima não representam auto-estradas nem tão pouco voos da Ryanair. Estão representadas as primeiras migrações de humanos há cerca de 60.000 anos. O projecto genográfico do National Geographic e da IBM está a analisar o DNA de centenas de milhares de pessoas seguindo marcadores genéticos até aos nossos ancestrais antepassados e seguindo o exôdo humano desde África... pronto, já disse, todos os humanos são descendentes de um "Adão" africano que passou o seu cromossoma Y a todos os homens. Embora este não tenha sido o primeiro nem o único humano na sua época, todos os homens vivos são seus descendentes. Já "Eva" viveu 90.000 anos mais cedo e passou o seu DNA mitocondreal a todas as fêmeas humanas.
O site do projecto pode ser visitado aqui e podem mesmo enviar o vosso DNA para ajudarem o projecto e saberem de onde provêm. Uma nota de pesar para a sub-espécie (!) humana Neandertal cujos genes pereceram na última época glaciar ainda a tempo de verem chegar os nossos antepassados à Europa.
Que diria Colombo, se ao deparar com indígenas americanos, lhe tivessem dito que eram seus primos ? Pois é, Brother!

Falaram-me dessa noite em que não se dormiu...

Falaram-me dessa noite de há quarenta anos em que não se dormiu. 20 de Julho de 1969.
Foto: NASA 16/07/1969 - Três anónimos espectadores, entre milhares que acamparam nas imediações do Kennedy Space Center.

Ciao, ciao bambino !

A 31 de Maio de 2009, com quase 41 anos de idade, Paolo Maldini abandonou a sua impressionante carreira de futebolista profissional!
A lei da oferta e da procura determina os ordenados que a nossa sociedade paga a estes profissionais e o facto das suas carreira serem exigentes e terminarem muito cedo concede alguma justiça nesta desproporção social. Mas as coisas estão a mudar. Finalmente, (quase) todos temos carreiras como a dos futebolistas: aos 41 anos já não nos querem. Brevemente seguir-se-ão os ordenados chorudos.

Conversas em família


Algumas coisas ficam melhor não ditas. Ou estavas ou não!
Foto (Xaramaneco): Antony and the Johnsons - 18 Maio de 2009 - Coliseu do Porto.

Vamos em frente

Em 1846 Almeida Garrett escrevia “As viagens na minha terra”. Em 1974-75, em pleno PREC, realizavam-se sessões de dinamização cultural do MFA, por todo o país. 35 anos depois a Deolinda actuava no salão nobre da Camâra Municipal de Matosinhos.
Ao alcance dos movimentos amplos de Ana Bacalhau (“Deolinda”), havia um público heterogéneo sentado e em pé, curioso e embevecido. Os movimentos amplos da Deolinda eram projectados na abóboda que serve de tecto, iluminando a plateia por um fogo de Santelmo de romantismo e Portugalidade. Vamos em frente.


From the Earth to the Moon

Está editada em Portugal a mini-série da HBO com co-produção de Tom Hanks que descreve com rigor, a envolvência da aventura humana para chegar à lua, centrada nos programas Mercury, Gemini e Apollo. Agora que a Nasa se prepara para repetir o feito com novos lançadores e módulos espaciais, ganhando endurance para Marte! Recomenda-se, quanto mais não seja para ouvirmos a Dinah.

Dr. Mourinho

"Libertar o jogo e o treino de um determinismo mecanicista, de um construtivismo cartesiano, de fascinações positivistas e de uns fisiologismos energicistas mutilantes". São considerações de José Mourinho no seu discurso de aceitação do Doutoramento Honoris Causa.
Eu redirecciono estas palavras para aqueles que acham que o futebol é alienação. Embora, pessoalmente, ainda tente descobrir porque é que o 4 x 2 x 3 x 1 é filho do 4 x 3 x 3, sei que brevemente teremos títulos nos jornais desportivos como: "Benfica sucumbe ao hedonismo", "Sporting e a auto-flagelação" ou mesmo "Epistemologia no relvado são as ordens de Jesualdo Ferreira".


Транссибирская магистраль

Das viagens que não fiz, da que tenho mais saudades é a do mítico Transiberiano. Após 100 anos de serviço regular, continua operacional. De Moscovo (ou S.Petersburgo) a Vladivostok, no Pacífico, a sua viagem de 9 288 Kms e sete dias dias atravessa sete fusos horários pelos Urais, Mongólia, lago Baikal e Sibéria. Pela sua janela passam dois continentes, estepes, tundra, permafrost, desertos e montanhas ! Também se pode optar pelo comboio turístico. Banda sonora: kundalini express (love and Rockets). All aboard!

A guerrilha fofinha

De entre as actividades ilegais que se podem fazer em sociedade, algumas são bem intencionadas, risíveis ou arte em forma pura. A que apresento aqui é até literalmente "fofinha".
O street (guerrilla) knitting consiste em espalhar arte e amor através de peças de tricot, normalmente envolvendo objectos urbanos!

Volvo Ocean Race 2008/2009

Um mundo, cinco oceanos, 10 meses e oito tripulações.
Está a decorrer a quinta étapa da Volvo ocean race, entre Qingdao, china e o Rio de Janeiro, Brasil ! Esta é a edição 2008/09 desta já mítica prova de vela que põe à prova barcos (classe própria, Volvo open 70) e super-heróis (perdão) tripulações.
Que pode haver de mais romântico do que meia dúzia de mal-cheirosos a tomarem o café do turno da noite com umas bolachinhas secas, à espera de renderem os companheiros encharcados a cada dez segundos pela fúria de Neptuno? Pela internet, http://www.volvooceanrace.org/ ou pela SportTv podem acompanhar a odisseia... quentinhos !

Eureka

Para onde podemos enviar astronautas, de modo a que se adaptem a um ambiente hermético durante semanas, à semelhança da estação orbital ? Simples. Para o fundo do mar.
O Aquarius é um laboratório subaquático, a 20 metros de profundidade, 6 Km ao largo de uma das ilhas da Florida (Key Largo) onde a Nasa (que não é proprietária deste laboratório) leva a cabo os seus programas Neemo (NASA Extreme Environment Mission Operations). Uma simples abertura no fundo do laboratório dá acesso ao oceano (lembram-se do “abismo?).
Claro que a pressão do ar no Aquarius deve igualar a da água a essa profundidade, ou seja 2,5 vezes a pressão à superfície. No fim de uma missão de dias ou semanas, todo o laboratório se sujeita a uma descompressão de 17 horas para que os aquanautas possam emergir sem problemas de despressurização. Lá fora, o princípio de Arquimedes (com os lastros certos) simula um ambiente sem gravidade ou uns passeios lunares.

Por Toutatis


Parecia irrealista que houvesse uma tónica melhor do que a Schweppes.
Dava até bastante jeito que fosse um produto regional semi-obscuro e produzido numa qualquer ilha do arquipélago das Shetlands, mas não...é da Coca-cola mesmo.

A nova tourada





Entram CAP's chocas e SWOT's
e reformas pretas
entram objectivos quotas e amigos
e algumas modas
entram breves aumentos e despedidos
porque tudo o mais são tretas


Ary, desculpa lá o abuso...

"Life's hard and then you die"

Há uns anos atrás, o circuito das novas bandas Portuguesas passava pelo "Luís Armastrondo" à ribeira do Porto. Lembro-me de ter assistido a concertos de nomes como "Sitiados", "Censurados", "Essa entente" ou "Ritual Tejo". Numa dessas noites vi o João Aguardela sentado, a fumar um cigarro na entrada de uma pensão das redondezas. Tinha actuado não muito tempo antes com os "Sitiados". Não muito tempo depois os sitiados publicavam o primeiro álbum. Não passou ainda muito tempo.
O João fez ainda parte de "Megafone" e "A naifa".