Recantos de Portugal - III

Desta vez, o Xaramaneco excedeu-se na sua busca dos recantos de Portugal ! Porquê jantar fora quando pode comer na casa de banho ?
O restaurante W’duck, em Matosinhos (Av. da República), apresenta a sala de jantar que se vê. Na montra, duas banheiras. Não revelo onde estão os guardanapos.
Foto: The Sith lord

SETI

SETI é o acrónimo de Search for Extra-Terrestrial Intelligence, um programa científico que visa a detecção de qualquer sinal que possa indicar vida inteligente. Na ribeira do Porto são todos ouvidos !
Foto: The sith lord

Retrocoisas









Xaramaneco S. A. tem o prazer de anunciar o seu blog subsidiário: RETROCOISAS.
O que penduram os Portugueses no seu espaço semi-público ? Veja em:
Retrocoisas.blogspot.com

Mas afinal, para que serve o laço vermelho no retrovisor ?

Asas


















Asas servem p'ra voar
Para sonhar ou p'ra planar
Visitar, espreitar, espiar
Mil casas do ar
















As asas não se vão cortar
Asas são p'ra combater
Num lugar infinito
Num vácuo para ir espiar o ar
















E só quando quiseres pousar
A paixão que te roer
É o amor que vês nascer
Sem prazo, idade de acabar
Não há leis para te prender
Aconteça o que acontecer
...
GNR in Asas (eléctricas)

Fotos: the sith lord

O rei pescador


Fotos: The sith lord
Nas ruas do Porto (Constituição/Carvalhido), surgiram graffitti estranhos. Pertencerão a uma organização piscatória desconhecida ? Adorarão osíris ou apenas sushi ? Será tão-somente uma intervenção de arte urbana? Já me chamaram a atenção.

(Quase) um ano de Xaramaneco

Foto: internet
Aos vinte e dois dias do mês de Novembro de 2006, reuniu-se em assembleia geral ordinária, o accionista único da Xaramaneco S.A. , detentora deste blog. Foi aprovado, por unanimidade e aclamação, o relatório e contas deste exercício. Como habitual, e dando azo a uma sempre nova política de excelência, irá ser instituído aos colaboradores do Xaramaneco, um sistema de avaliação de desempenho, por objectivos. Assim, para o 2o. ano, ambiciona-se um aumento de 20% de posts publicados e de 50 % de visitas.

A Direcção

Ponte elíptica

Foto: The sith lord

Porto - Via panorâmica - Massarelos

Havia a Expo-97, o tripanário, o Eng. Paços de Ferreira e a ponte elíptica. Já a temos !

O Príncipe do chocolate

Foto: The sith lord
Um italiano (Claudio Corallo), radicada em São Tomé e Príncipe, produz, por processos artesanais, um chocolate de degustação excepcional. Disponibilizado em várias concentrações de cacau e sabores, é comercializado em Portugal (loja do gourmet, El Corte Inglés).

Com a verdade me enganas

Foto: The sith lord

A imagem acima mostra um plano ampliado de um écran de televisão. Tudo o que existe são conjuntos de pontos constituídos por três cores. Verde, Vermelho e azul são as cores primárias. Também o papel de fotografia, colorido, tem 3 camadas sensíveis a cada uma destas cores (processo aditivo).
Não, não há uma relação matemática mágica que as ligue, e que faça com que todas as outras possam ser produzidas a partir delas. Muito mais simples. A retina (humana) é sensível apenas à radiação electromagnética (vulgo, luz) emitida, ou reflectida, nas frequências destas cores. O branco é o somatórias delas, e o preto, a sua ausência. Para se produzir cor, basta produzir combinações seleccionadas das cores primárias.
Na imagem de cima, há uma diagonal, que de longe parece branca, mas que ao pormenor, se verifica que nada de branco existe.Em baixo, vemos uma visão mais global do pormenor da imagem de cima. Afinal, trata-se de uma linha, da grande área, num campo de futebol.

R.A.R.A.

Foto: Internet
A partir do Outono, nos noticiários radiofónicos da manhã, há sempre uma pequena localidade mencionada diariamente: Reguengos do Alviela. Basta uma humidadezinha no ar para que aquela vila Ribatejana fique isolada. Os seus habitantes são sujeitos a uma insularidade mais violenta do que os da Madeira ou dos Açores. Afinal, não há voos comerciais desde Reguengos ! É de propor a criação imediata da RARA – Região Autónoma de Reguengos do Alviela – com IVA mais baixo e até off-shore. Depois, nada melhor do que um programa Polis, para a redefinição de uma zona urbana ribeirinha, com passeio em lajes de granito e palmeiras. É mais difícil ser Português em Reguengos. Força !

Recantos de Portugal - II


Flor de tangerina - Restaurante biológico / loja comércio justo - Guimarães, em frente do Paço dos Duques de Bragança.

Pão de Deus

Foto: the sith lord
Soajo, Arcos de Valdevez, Parque Nacional da Peneda-Gerês. Espigueiros comunitários. As colunas terminam em capiteis para evitar o acesso de roedores.

Quentes e boas

Deus, na sua infinita sabedoria, criou a castanha, e o fogo para assá-la. Mas a sua maior prova de inteligência, foi reduzir a sua época, a dois escassos meses no ano. Elas são amarelas, riem-se, derretem a manteiga e no dia seguinte ainda nos lembramos delas. Aproveitem.

Eles andam aí

A esquadrilha acrobática da Força Aérea Portuguesa, "Asas de Portugal" está de volta; agora numa versão reduzida a 2 aeronaves Dassault/Dornier Alpha Jet A. Novos aviões, pinturas e logos. Sempre emocionante. Eles andam aí ! Num aeródromo perto de si !

Minhas senhoras !

Anos de trabalho inglório, que concerteza se reflectiram em algumas decimas do PIB, foram gastas naquela tarefa, que nem nos minutos de ócio das pausas para café, (onde se fala de tudo, para não se voltar ao trabalho) é mencionada: “casar” as peúgas, após lavagem!
Foi preciso um amigo, com espírito científico, aberto à mudança e à reengenharia de processos, ver-se na necessidade de resolver estes pequenos contratempos domésticos, para que se encontrasse uma solução prática. Trata-se tão somente, de unir as ditas peúgas antes da lavagem! Tal pode ser conseguido através do uso de um alfinete-de-ama. Deste modo, pasme-se, as meias são já retiradas, “irmanadas” da secagem.
Pode-se levar este método ao extremo, colocando o alfinete antes mesmo de as descalçarmos, voltando a retirá-lo depois delas já calçadas (Não sendo proibitivo, não se aconselha manter o alfinete durante o dia).

Deixa-me rir...

A lanchonete rolante “Bárbara & Fernando” tem a sua sede social na rua Manuel Pinto de Azevedo, no Porto, na maioria das noites de negócio. Apresenta um reclamo luminoso, bastante gráfico, e com a legenda “FAZ-ME RIR” impressa na coroa real. Será que:

a) Servem cachorros quentes com piadas à mistura ?
b) A legenda é um alter ego do Fernando ?
c) Só a Bárbara é que sabe ?
d) É uma forma de anunciar substâncias alucinógenas ?

O triunfo da geometria

A torre de controlo da capitania do porto de Aveiro, apresenta uma traça arquitectónica ímpar: com uma estrutura central quadrática, apresenta no 1o. Andar, uma base circular. Mais acima, a sala de trabalho é octogonal, com cobertura quadrada. Tudo termina num topo cúbico, ligado ao nível anterior por projecções triangulares.

Dunas são como divãs

Em Aveiro, entre S. Jacinto e o forte da Barra, é possível efectuar a travessia da ria por lancha (transporte público regular). Pode não ser um cruzeiro no mediterrâneo ou um passeio em veneza, mas ainda assim faz-nos respirar o sal molhado da espuma dos dias.
O "Dunas de S. Jacinto" aproxima-se de mais uma entrada no canal. A cadeira do piloto mostra estrelas do futebol e da TV. O laranja dos coletes salva-vidas contrasta no azul das cadeiras.



























Especial-O Porto às voltas-Red Bull Air Race 2008

Paul Bonhomme foi desqualificado por excesso de G's (13,2). É um pouco como multar um piloto de automóveis por excessso de velocidade, mas regras são regras e a segurança neste evento é fundamental. Talvez a RBAR não sobrevivesse a um acidente grave. Ei-lo aqui à chegada ao aeródromo temporário.

Hannes Arch tinha "provado sangue" em Budapeste e repetiu a façanha no Porto. Um autógrafo seu demonstra que conhece bem a sua aeronave !
Steve Jones numa imagem clássica do RBAR do Porto (este ano com publicidade institucional e não é no avião).
Saída para filmagem promocional.

Mike Goulian regressa, depois de uma sessão de treinos ao aeródromo do parque da cidade.


Mais uma "visita às caves".

Até para o ano !

Fotos: Xaramaneco

Imobiliário


Casa grande. Rústica, estilo nórdico, chão em madeira (aliás, como as paredes e o tecto). Espaçosa, paredes grossas. Poleiro agradável, protegido por tecto avançado. Entrada perfeitamente circular.
À venda na loja da alimentação biológica, mercado de Matosinhos, piso superior.

A cidade é nossa

Rotunda AEP - Porto - Moviflor - 31 de Agosto de 2006

Os edifícios e as cidades, pensados nas maquetas, são muitas vezes subvertidos por pequenos incidentes de anormalidade poética. Os pombos que se acotovelam nas cornijas de edifícios com história e planam sobre a estátua de D.Pedro V, fazem-no como se estivessem numa paisagem campestre. Do mesmo modo, estas crianças apoderaram-se do espelho de água imperial da grande loja, como se estivessem na piscina pública que merecem ter. Enquanto isso, a rotunda continua, indiferente, a rodar carros e camiões.

Mos Eisley


Shuttle Atlantis a caminho da plataforma 39-B, de onde partirá para a missão STS-115. A estação espacial Internacional continua a crescer.
Tatooine tinha dois Sois. Luke perscrutava o horizonte naquele fim de tarde cálido. Armava a mão em baioneta, como um comandante quinhentista e deixava passar o tempo infinito de um pôr-de-sol.
Luke, vamos a caminho !

Publicidade de precisão



A super-bock tem outdoors específicos para algumas zonas das cidades. Vejam os casos acima!Publicidade cirúrgica sem danos colaterais (bom... cerca de 5,4 %). Os outdoors Nacionais também estão a sair imaginativos. A cerveja já sabemos que é boa.
Podem ver todos em www.superbock.pt

Kings of Leon




Conheci os Kings of Leon pela sua participação no Rock in Rio de Lisboa de 2004. Logo aí percebi que estava em presença de uma banda que tinha mais para dar do que encher estádios, para pessoas que vão a todas, e que dizem que gostam de música, porque têm o auto-rádio a tocar o dia todo.
Também fiquei interessado pela sua composição familiar. Três irmãos e um primo, de uma família de um pastor protestante. Cultivam um look 70's, que dado tudo isto, parece querer atrair o não óbvio.
A sua música, tem inspirações diversas, no rock e no blues rural, ou não fossem do Tenessee. Crua por cima, mas doce por dentro.
Já sabem, Kings of Leon são como a água tónica: não é para todos. Provem!


A glitch in the matrix



De uma maneira ou de outra, já todos percebemos que décadas de regalias sociais e direitos adquiridos, na Europa do pós-guerra, estão gradualmente a serem “contidos”. para usar um termo brando. Embora as leis laborais ainda pareçam ter aquele caracter proteccionista social dos anos setenta, está bom de ver que a cultura da “caixa de cartão”, típica da sociedade americana está aí. Para além da questão demográfica, sem dúvida contributiva, o que terá proporcionado terreno tão fértil à propagação de um liberalismo quase selvagem aos olhos do Europeu médio ?

Quando a República Popular da China decidiu “passar a ferro”, literalmente, a sua revolução de veludo, em Tianammen (1989), estava eu longe de imaginar que com esse acto e consequente subsistência do regime, se iniciava a marcha para a conjuntura económica e social actual. O passo seguinte seria a adesão deste gigante à Organização Mundial do Comércio (2001). As sementes deste processo foram cuidadosamente plantadas nos finais dos anos 70.

Mas porque será que 1 Bilião e trezentos milhões de pessoas podem causar este impacto planetário, em sociedades económica e democraticamente evoluídas ?

Eu diria, porque são 1 bilião e trezentos milhões de votos em branco !

Porque podem trabalhar as horas que trabalham. Porque podem ser cidadãos de segunda, num país de dois sistemas. Porque as reformas são enunciadas e não discutidas. Porque as crianças estudam fora de casa até depois do jantar.

E não tem piada que o maior aliado do liberalismo selvagem seja o comunismo chinês ?

Naaaaaaaaaa! It must be a glitch in the matrix !

Melquiades Estrada

Foi editado em DVD, o filme realizado e protagonizado por Tommy Lee Jones, "os 3 enterros de um homem" (2005), com o título original de "The Three Burials of Melquiades Estrada". Conquistou alguns galardões em Cannes, nomeadamente para melhor argumento.
Um western dos nossos dias, situado na zona fronteiriça entre o Texas e o México. Um filme também situado entre o poderoso e o oprimido, entre a força dos princípios e a leviandade do imediato. Da crueza do cenário, das personagens e da violência nasce uma paisagem de amizade e princípios. Se fosse um vinho, teria um fim de boca amargo. Para várias teses de doutoramento.
O Xaramaneco recomenda !

Remar Remar

Xutos & Pontapés, marginal de Matosinhos, 29 de Julho 2006.

Ao fim de todos estes anos, a canção continua a mesma..

Sakura

O restaurante Japonês Sakura, em Matosinhos, serve um sushi e um sashimi excelentes. Comida Japonesa, Tailandesa ou Chinesa.
O Xaramaneco sugere uma salada tailandesa de entrada, seguido de Take (misto sushi/sashimi) e leite frito para sobremesa. Podem acompanhar com um Sake (bebida fermentada de arroz).
Perto do "Estado novo".