A imagem acima mostra um plano ampliado de um écran de televisão. Tudo o que existe são conjuntos de pontos constituídos por três cores. Verde, Vermelho e azul são as cores primárias. Também o papel de fotografia, colorido, tem 3 camadas sensíveis a cada uma destas cores (processo aditivo).
Não, não há uma relação matemática mágica que as ligue, e que faça com que todas as outras possam ser produzidas a partir delas. Muito mais simples. A retina (humana) é sensível apenas à radiação electromagnética (vulgo, luz) emitida, ou reflectida, nas frequências destas cores. O branco é o somatórias delas, e o preto, a sua ausência. Para se produzir cor, basta produzir combinações seleccionadas das cores primárias.
Na imagem de cima, há uma diagonal, que de longe parece branca, mas que ao pormenor, se verifica que nada de branco existe.Em baixo, vemos uma visão mais global do pormenor da imagem de cima. Afinal, trata-se de uma linha, da grande área, num campo de futebol.
1 comentário:
Meu caro, acresce a isto, como diria Heisenberg na sua incerteza, que não é possível conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula. Mais um pouco e chegamos à mecânica quântica.
Eu cá já tenho os olhos trocados.
Enviar um comentário