Enclaves do passado II - Porto 1900

Foto: "A máquina" numa paragem ao fundo da rua de Gondarém - Foz - Porto.

“A máquina” nr.5 , uma Henschel, partia agora da Boavista, atrelada de carruagens trazidas por mulas, de diversas partes da cidade.
É uma caixa de ferro tosca, de janelas rasgadas, com uma enorma caldeira no interior que desce a avenida ladeada de árvores nuas no cinzento de uma tarde de Outono. A curva à esquerda, depois do apeadeiro da Fonte da Moura (bastante mais acima do actual cruzamento) corta a monotonia e faz a composição “voar” sobre a rua de Tânger em direcção aos campos da Ervilha. Após a praça do Império surge a estação de Cadouços, na Foz (perto de onde se situa actualmente a esquadra de polícia).
Doravante, o carro a vapor da “companhia de cima” (assim denominada por oposição à “companhia de baixo” que explorava a linha marginal) serpenteava para um lado e para o outro das velhas ruas, parecendo procurar no túnel (da rua com o mesmo nome) mesmo por baixo do farol da Foz, o conforto da toca. Do lado de lá, o acumular do vapor e escuridão explode numa sofreguidão de ar fresco e luz. A rua de Gondarém surge pela frente, bastando vencer o desnível que o viaduto da rua da Agra permite.
Ficamos aqui, das escadas do antigo contraforte ao lado do Pomar da Agra, vendo a máquina desaparecer a caminho do Castelo do Queijo.
O último plano fecha-se, em diafragma, com a palavra FIM !
Entre 1878 e 1914, antes da electrificação da marginal, “a máquina” reinava no labirinto das ruas de uma Foz mágica. A cidade ainda guarda algumas pedras felizes. Em 1882 António Nobre escrevia o seu primeiro poema.
Vamos a banhos ?
Foto: Antigo viaduto de cadouços - Foz (a coluna de pedra em primeiro plano ainda existe).

Mais sobre eléctricos do Porto em: http://tram-porto.ernstkers.nl/indexpt.htm

Sem comentários: